5 Falsos Saudáveis

Tempo de leitura: 4 minutos

Vamos desmistificar os falsos saudáveis, aqueles alimentos que todo mundo pensa que está “arrasando” em consumir, mas que na verdade são pegadinhas e não fazem bem?!

1 – Começando pelo clássico “comecei dieta, troquei o açúcar por adoçante! ”Os adoçantes artificiais (acessulfame K, aspartame, ciclamato de sódio, sacarina,sucralose) não são nem de longe uma boa escolha. Alguns são derivados do petróleo (ciclamato, sacarina), outro possui 92 efeitos colaterais catalogados (aspartame), outro ainda interfere no bom funcionamento da tireoide (sucralose) e todos apresentam efeitos nocivos ao organismo. Estudos relacionam o consumo de adoçantes artificiais a problemas como obesidade, resistência à insulina, Mal de Alzheimer, Parkinson e até câncer.O ideal é acostumar com o sabor natural dos alimentos e deixar de ser refém do paladar doce, mas se for para adoçar que seja com uma opção menos processada como açúcar mascavo, demerara, de coco, mel, melado, agave ou algum adoçante natural como Stevia, xilitol, taumatina ou erythritol, utilizado em POUCA quantidade.

2 – Quem já não ouviu (ou mesmo disse) que “come peito de peru por ser saudável”?? Pois é, muita gente ACHA que é melhor quando comparado ao presunto,mortadela, salame… mas a verdade é que são basicamente a mesma coisa e faz tão mal quanto o resto dos seus “primos”.O peito de peru é um embutido com uma lista enorme de ingredientes, como açúcar, estabilizantes, espessantes, realçadores de sabor, corantes, aromatizantes e nitritos e nitritados que são substâncias relacionadas ao aparecimento de câncer.Leia a lista dos ingredientes e veja quaaaanta coisa tem lá que você não reconhece como “comida”, quem dirá o seu corpo!

3 – “Parei de tomar refrigerante, troquei por suco! ”A pergunta de ouro que vem logo após essa exclamação é: mas esse suco é natural ou industrializado??

Nos sucos de caixinha, além dos vários conservantes que são adicionados para aumentar a vida de prateleira, durante o processamento são retiradas a casca, o bagaço e grande parte da polpa das frutas, perdendo-se quase totalmente seu valor nutricional.Depois, para inibir transformações enzimáticas e garantir a segurança microbiológica, o suco passa por um tratamento térmico. E assim, o restinho de nutrientes que ainda tinha,são perdidos e o que você leva para casa é só uma caixinha com muito açúcar (ou muito adoçante se for a versão diet).“Então qual a melhor escolha nutri??”Prefira sucos naturais SEM adoçar, chás NATURAIS gelados (também sem adoçar hein), água com gás (com limão fica ótimo), água saborizada (adicionada de frutas, ervas ou especiarias) ou apenas a água pura.

4 – Você se considera “fitness” porque a sua sobremesa é uma gelatina?? Mais“fitness” ainda se essa gelatina for diet?? Pois eu tenho más notícias para te dar..A gelatina não possui nenhum nutriente, muito menos colágeno, é composta basicamente por açúcar ou adoçantes artificiais (no caso da versão diet), reguladores de acidez, corante e aromatizantes. Ou seja, não faz nenhum bem à saúde, pelo contrário,só te faz colocar um monte de química desnecessária para dentro e sobrecarregar o seu fígado que seria muito mais feliz sem esse trabalho extra desnecessário.Vai por mim, melhor comer o morango geladinho e docinho do que a gelatina de morango diet!

5 – A cada vez que alguém diz que prefere margarina por ser menos calórica que a manteiga, uma fadinha da alimentação saudável morre.Brincadeiras à parte, a margarina é uma opção NA-DA saudável e eu vou te dizer o porquê. É feita a partir de óleos vegetais, o processo é feito através de um sorvete químico chamado hexano. Hidrogênio molecular é acrescentado ao óleo tornando os ácidos graxos saturados e líquidos. O processo de hidrogenação é o responsável pela formação da famosa gordura trans, super prejudicial à saúde. Depois da hidrogenação são adicionados emulsificantes e alvejantes para remover os grumos e o tom acinzentado que o processo de hidrogenação dá. Ao final, são adicionados corantes artificiais, aromatizantes, vitaminas, sal e só aí a margarina estará pronta para entrar na sua casa e no seu organismo.

Preciso dizer mais alguma coisa??? Vai de manteiguinha que é sucesso!

Nutricionista-Camille-Cesario
Comente com o Facebook

Deixe uma resposta