Reeducação alimentar: como fazer

Tempo de leitura: 4 minutos

4 passos essenciais para iniciar sua reeducação alimentar

São vários os motivos para iniciar uma reeducação alimentar, dentre eles a necessidade de perder peso, ou mesmo evitar ou tratar doenças e ganhar massa muscular.

Por conta de uma vida muito corrida, acaba-se por consumir o alimento que for mais rápido e prático para se fazer ou comprar e neste estilo de vida só resolvemos mudar quando percebemos problemas de saúde como obesidade, diabetes, pressão alta ou apenas quando engordamos muitos quilos em pouco tempo.

Nunca é tarde para mudar os hábitos alimentares

, mas para conseguir tal façanha te necessário entender que se trata de um processo gradual. Não é decidir hoje e já mudar totalmente amanhã.

Caso se faça isso, provavelmente, você comerá comida saudável por um dia, no outro acabará fazendo uma refeição ruim e assim por diante. Mudanças radicais de alimentação também podem provocar compulsões alimentares.

Diante disto, trouxemos hoje 4 passos importantes para iniciar a sua reeducação alimentar de forma correta.

Planejamento e metas

Como se trata de uma mudança de hábitos precisa-se de uma meta para saber o que mudar e qual a melhor substituição. Qual a necessidade desta reeducação alimentar? Quais alimentos você pode ingerir para alcançar este objetivo?

O planejamento deve responder a estas questões e prepará-lo para a prática. Neste plano você pode criar seu cardápio e o que comer em cada refeição durante a semana. Como deve ser de forma gradativa esta mudança, você poderá incluir alguns alimentos aos poucos e comer em menor quantidade outros alimentos que já faziam parte da sua alimentação.

Ao passo que seu corpo e mente forem adaptando-se a este planejamento, você pode substituir mais alimentos e retirar outros.

Sugere-se que você realize esta etapa da reeducação alimentar com a ajuda de um profissional em nutrição, capaz de te ensinar como fazer as substituições adequadas pro seu organismo.

Criar o hábito de tomar água

Nosso corpo é constituído por água, logicamente, se tomarmos bastante água estaremos colaborando para o bom funcionamento dele. Pois a água ajuda a melhorar o metabolismo, ajuda o rim a eliminar toxinas, estimula os músculos, faz o transporte de nutrientes, entre muitas outras funções. Se você não consome pelo menos 2L de água por dia, estas tarefas não são desempenhadas de modo eficiente, logo seu corpo apresentará sinais de cansado, desidratação, retenção de líquidos, dores de cabeça.

A reeducação alimentar também depende da água para ser efetiva porque de nada adiantaria comer de forma saudável se as vitaminas, proteínas e outros nutrientes não pudessem chegar às nossas células.

Evitar comida e bebida industrializada

Talvez o passo mais difícil da reeducação alimentar seja exatamente este, o de evitar e cortar da alimentação estes alimentos que nada acrescentam na nossa saúde, mas por outro lado, nos fazem sentir maior prazer ao comer devido ao sabor dado pela gordura trans e substâncias artificiais.

Este tipo de alimentação que aumenta o número de obesos, diabéticos, hipertensos e mata com câncer. Por mais saborosos e práticos que possam ser, é imprescindível substituí-los. Em vez de comida congelada, fazer uma refeição com alimentos de verdade, carnes, grãos, vegetais. No lugar das bebidas como refrigerantes e sucos industriais, tomar sucos e chás naturais.

Comer 5 vezes ao dia

Estipular horário pras refeições faz parte do planejamento de reeducação alimentar e colabora para o bom funcionamento do corpo. Comer de três em três horas, por mais que seja um clichê, é um hábito que traz resultados para a saúde e ajuda a emagrecer.

Com isto você não passa fome e come bem o dia inteiro, seu metabolismo começa a realizar a digestão conforme a sua rotina, e se ela for bagunçada, provavelmente você reterá líquidos, sofrerá com prisão de ventre, se sentirá cansado o tempo inteiro. De forma que, saciado, e com alimentação regrada seu humor melhora, seu intestino funciona bem, e você terá mais disposição para realizar suas tarefas.

 

 

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