Qual a principal diferença entre Dieta, suplementos e Reeducação Alimentar?

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O desejo mais comum e desesperado da maioria das pessoas é o de perder peso de uma forma muito rápida e fácil e com isso muitos afundam em dietas ilusórias, suplementos milagrosos e remédios sem qualquer fundamento que prometem secar incontáveis quilos em um tempo muito curto.

O problema é que na maioria dos casos, é que estes métodos não são nada saudáveis, e levam ao que chamamos de efeito acordeão, o que acontece quando o corpo recupera todo o peso perdido logo após retornar os mesmos hábitos anteriores e isto acontece porque quando a ingestão calórica é muito menor, o corpo percebe que o corpo está recebendo menos alimentos e entra em um “modo de emergência”, retardando o metabolismo e usando menos energia.

Quando a dieta, tratamento com remédio ou suplemento termina, o metabolismo, que tinha se acostumando à aquela pequena ingestão de alimentos, começa a armazenar a energia extra na forma de gordura, fazendo com que o corpo recupere todo o peso perdido. Então a longo prazo, isso leva o corpo a criar uma resistência à perda de peso, tornando o processo de perda de peso mais e mais complicado. Portanto, aqueles que querem realmente perder peso e principalmente manter de uma forma saudável e duradoura deve deixar esses remédios e suplementos de lado e criar o hábito de investir sua  reeducação alimentar que também favorece a perda de peso, mas não prejudica a saúde e não leva a um efeito sanfona.

Mas qual é a principal diferença?

Enquanto as dietas rápidas e suplementos têm uma vida útil limitada e são baseadas em um menu restrito, a reeducação alimentar é uma maneira mais eficaz de educar o cérebro para aprender a comer melhor, usando alimentos sabiamente e saudável, sem privar-se de nada e sem passar fome.

Na reeducação alimentar, a perda de peso acontece sem sacrifícios e o peso perdido não retorna, ja que os hábitos alimentares são alterados definitivamente. Esta é a melhor maneira de perder peso: você pode comer tudo, contanto que você respeite as quantidades permitidas. Além disso, enquanto as dietas rápidas são pobres em nutrientes e prejudicam a saúde, a reeducação dietética ajuda a aumentar a qualidade de vida, imunidade e também é usada para tratar algumas doenças, como diabetes e pressão arterial elevada.

Então como começar uma reeducação alimentar?

Ao contrário das dietas e remédios, começar uma reeducação alimentar não é difícil e não requer muito esforço e você não tem que se privar de comer na rua, ou gastar dinheiro em ajuste de comida, muito menos preparar receitas muito complicadas.

O processo é mais a longo prazo e consiste basicamente em compreender com mais profundidade quais os alimentos que são bons para o corpo, que não são tão positivos e como encaixá-los na rotina da maneira certa, respeitando a quantidade permitida.

 O primeiro passo é conhecer os principais grupos alimentares e criar um menu equilibrado que favorece a perda de peso e a manutenção da boa saúde, oferecendo ao corpo todos os nutrientes que realmente precisa para ficar em boa ordem de funcionamento.

Alimentos que irão te ajudar !!

Os alimentos que são a chave à alimentação saudável e não devem ser deixados fora do menu e irão te ajudar a perder peso, o seu consumo é  totalmente liberado e eles podem ser inseridos em todas as refeições, na quantidade necessária para alcançar a saciedade. Alguns Exemplos: legumes, leguminosas, cogumelos, aves, carnes magras, ovos, entre outros.

Alimentos para acelerar o metabolismo

Responsável por acelerar o metabolismo, eles favorecem e muito  a perda de peso e deve ser usado pelo menos uma vez por dia.

Exemplos: gengibre, café sem açúcar, canela, pó de guaraná, pimenta, companheiro de chá, entre outros.

Alimentos para consumir com moderaçao

Como o próprio nome sugere, esses alimentos devem ser usados com moderação. Seu consumo não é totalmente liberado, mas também não é proibido. Além disso, porque eles são ricos em vitaminas e minerais, é importante que eles sejam inseridos também na sua dieta.

Exemplos: raízes, cereais, oleaginosas, frutas, óleos, entre outros.

Alimentos sabotadores de resultado em perda de peso

Culpado  principalmente de dificultar o processo de perda de peso, sabotadores devem ser evitados sempre que possível. No entanto, o consumo não é censurado-é permitido comê-los em quantidade limitada, de modo que não interfere no resto do alimento.

Exemplos: pães, massas, farinha, bolos, açúcar, especiarias e molhos prontos, bebidas alcoólicas, refrigerantes, entre outros.

Como preparar um menu de Reeducação alimentar?

Não há nenhum caminho perfeito ou exato para criar um menu para reeducação alimentar. Como o objetivo é ficar comendo ao longo da vida, é importante que cada pessoa determinar o que eles vão comer, para que as refeições se tornar um tempo agradável.

Mas é muito  importante  respeitar a quantidade estipulada de cada grupo de alimentos e variar os tipos de alimento diariamente. Assim, é possível absorver uma quantidade maior de nutrientes, além do processo não fica cansativo.

Por ser difícil você mesmo criar o seu próprio menu de como seguir uma dieta em Reeducação Alimentar, o Doutor Rodolfo Aurélio um dos maiores Especialistas em Naturopatia (Com Formação Internacional) do Brasil e um Assíduo Pesquisador Científico e especialista em nutrição Aurélio criou a Dieta de 21 dias, onde ele monta um plano de emagrecimento personalizado de acordo com os seus objetivos, com receitas, instruções, exercícios simples que qualquer pessoa possa fazer sem dificuldade ou remédios milagrosos e conseguir atingir resultados expressivos e também aprender a manter o peso.

Dieta de 21 dias com Reeducação Alimentar
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